Perguntas Frequentes

  • Como adquirir um Pampeano?

Pra adquirir é preciso se cadastrar em nossa lista de espera através do email ou página do Facebook.

  • Quanto tempo vou esperar na lista?

Hoje a média é de 2 a 3 anos.

  • Porque tanto tempo? 

Cada instrumento e estojo é feito uma a um a mão, passando por longo tempo de trabalho artesanal.

  • Qual o Valor de um pampeano? Posso pagar parcelado?

O valor atual deve ser consultado no email. Pode pagar via Pagseguro parcelado no cartão. Não recebemos nenhum dinheiro antes, somente quando seu instrumento estiver sendo fabricado.(em média 60 dias antes da entrega)

  • Tem alguma possibilidade de eu estar adquirindo antes desse prazo?

Sim. Hoje em cada mês sorteamos um nome entre os cadastrados, podendo assim ser chamado antes desse prazo.

Também colocamos eventualmente instrumentos extras a pronta entrega.(ficar ligado na página)

  • Me foi dado um prazo de entrega e já paguei,mesmo assim pode atrasar?

Sim. A fabricação do instrumento só começa quando acertado o pagamento(seja parcelado ou não). Em média entregamos entre 40 e 60 dias, mas como é artesanal as vezes é preciso reabrir pra fazer um ajuste melhor e esperar novamente a cura da cola pra dar acabamento. As vezes já está praticamente pronto e na hora dos ajustes tem que fazer isso…Então é possível que passe um pouco da previsão. Assim como também é possível que se entregue bem antes dela. Pedimos calma e que nos mande boas vibrações pra que tudo ocorra bem!

  • Preciso pagar algum valor pra me cadastrar na lista de espera? Se eu me cadastrar sou obrigado a adquirir?

Não pedimos nenhum valor pra se cadastrar. Porém só se cadastre se tiver certeza pois esse é um cuidado mínimo com nós que dedicamos tanto cuidado e carinho e também com outras pessoas que possam estar se cadastrando e ter real interesse.

  • É minha vez na lista, fui chamado e não retornei. Posso voltar no mês seguinte?

Não. Se quiser podemos estar cadastrando pro fim da fila novamente.

  • O que significam as gerações de Pampeanos?

Chamamos de gerações as vezes que tivemos mudanças bruscas em material e formatos com uma melhoria grande de qualidade. Quando muda a geração geralmente as afinações oferecidas mudam também. Hoje estamos em nossa terceira geração.

  • De que material é feito o instrumento e o estojo?

Todos Pampeanos hoje são feitos em Aço Inox.

Os estojos são feitos com mesmo material de para-choques de caminhão revestidos de tecido por fora e espuma de alta densidade no interior.

  •  Qual tamanho e quanto pesa um Pampeano?

Atualmente o Pampeano possui 56cm até a borda por 25cm de altura pesando 4kg.(Em média 7.5Kg com estojo).

  •  O instrumento acompanha estojo?

Sim, desde que começamos a fabricar e aprimorar nosso instrumentos o mesmo aconteceu com os estojos pra garantir total segurança no transporte e durabilidade.

  •  Posso escolher a cor do meu instrumento ou estojo?

Não. Os instrumentos possuem todos a mesma coloração “ouro velho” podendo apenas escolher a afinação e os estojos todos tem o mesmo padrão de cor.

  •  Qual a melhor escala para um iniciante?

A Sabiá (Celtic) é uma das mais versáteis e fácil te tocar com outros instrumentos devido as tonalidades possíveis com ela. (D) A C D E F G A

  •  Quantas afinações são oferecidas?

Hoje são oferecidas 4 afinações diferentes sendo possível fazer com 8 ou 9 notas.

  • Posso pedir uma escala diferente?

Somente em casos muito específicos onde precise pra algum projeto porém é preciso ver a possibilidade e isso terá preço diferenciado.

  •  Posso pintar meu Pampeano?

Não. Nenhuma modificação pode ser feita no instrumento pois isso pode danificar totalmente a sonoridade.

  • O instrumento possui garantia? De quanto tempo?

Sim. Desde o começo prezamos por ser o mais parceiros e transparentes com  nossos amigos e clientes. Sempre dando a maior atenção e manutenção quando preciso de forma consciente é claro. Em média não dá nenhuma manutenção antes de 1 ou 2 anos se cuidado de forma adequada.

  • Se eu deixar cair tem como recuperar? Quanto custa?

Na maioria das vezes sim se não amassar muito. Sempre que isso acontece é preciso descolar, afinar, temperar e colar denovo o instrumento. O valor mínimo pra isso é de 300 reais e aumentará conforme o trabalho a ser feito.

  • Se eu fizer modificações ou tentar afinar meu instrumento ainda terei garantia?

Não. Instrumentos que forem modificados ou mexidos por outra pessoa não terão mais garantia e dependendo do caso nem manutenção por nossa parte.

  •  Posso botar uma borracha em volta do meu Pampeano ou retirar a que existe?

Não. Se seu Pampeano possui borracha jamais deve retirá-la e se não possui jamais deve colocar uma. Cada instrumento conforme sua geração possui tratamentos contra oxidação diferenciados e alguns se colocar borracha pode enferrujar por baixo e comprometer gravemente a estrutura.(isso também anula a garantia)

  • Posso tocar meu Pampeano no sol?

Não. Assim como qualquer outro instrumento o sol pode danificar seu Pampeano. Apesar dele passar por altas temperaturas na sua construção o calor excessivo pode danificar. Evite temperaturas altas.

  • Posso devolver meu instrumento depois de um tempo com ele? Vocês compram de volta? Posso vender por qualquer preço?

Não compramos nem pegamos instrumentos de volta. Sugerimos vender ao mesmo preço que comprou. Caso opte por vender mais caro não daremos assistência nem garantia pra quem comprar.

  • Tenho um instrumento de outra geração, posso trocar por um de agora?

Não trocamos. Você pode vender o seu e comprar um de agora. O que fizemos é tentar encaixar em nossa lista de espera pra que não espera tanto.

  • Sou um Percussionista muito conhecido, já toquei com: ………. Vamos fazer uma parceria?

Sim!!!!! Temos vários parceiros espalhados pelo mundo e temos muito orgulho disso. Infelizmente não temos como dar instrumentos de graça como grande indústrias de outros instrumentos que produzem em série fazem. Somos artesões.

Nossa parceria consiste em dar uma atenção redobrada em caso de manutenção, ajudar a difundir seus vídeos e eventos em nossas redes e página e dar preferência na lista de espera caso queira adquirir um novo instrumento com escala diferente!

  • Onde vocês estão localizados?

Santa Catarina e Minas Gerais no Brasil.

O Pampeano é uma sociedade dos artistas Cristiane Soster e Giancarlo Borba que desde o início prezam por estar sempre a procura de melhorias e novidades.

Cristiane é responsável pelos lindos e resistentes estojos, artesã de longa experiência vive no Sul do País em Santa Catarina de onde além de fabricar os estojos cuida de toda parte de contatos e envios.

Giancarlo, músico e arteducador popular  vive em Minas Gerais na Serra da Moeda onde fabrica os instrumentos.

  • Posso ir visitá-los e retirar meu instrumento pessoalmente?

Infelizmente no momento não é possível. Estamos trabalhando pra que logo tenhamos um espaço adequado pra recebê-los.