Afinação:
O Pampeano é um instrumento musical feito para ser tocado com as mãos de forma leve e NÃO devem ser usadas baquetas ou outras ferramentas.
Devem-se usar toques sutis com os dedos para tirar o melhor timbre do aço.
Nunca faça nenhum tipo de modificação em sua superfície como pinturas, gravuras…
Quando for tocar em locais abertos ou que precise volume mais alto deve-se usar equipamento de som.
De maneira alguma seu Pampeano poderá cair ou levar pancada forte, isso poderá causar graves danos na estrutura e afinação do instrumento.
Não tocar nem expor ao sol pois isso poderá danificar a afinação totalmente.
Não tocar na praia pois a maresia e contato com areia irão fazer com que enferruje.
Se tocado da maneira indicada seu Pampeano não deve desafinar, porém se com o desgaste do tempo ele sair um pouco da afinação original, a reparação não tem custos, sendo apenas os fretes por conta do proprietário.
Hoje todos nosso instrumentos são feito em aço Inoxidável, o que dá uma maior resistência a oxidação. Os Pampeanos mais antigos possuem tratamento térmico que da mais dureza e resistência ao aço, porém alguns cuidados devem ser tomados para que não venha a enferrujar por se tratar de um instrumento de aço . O ferrugem é o maior inimigo dos fabricantes do mundo todo.
*Uma vez por semana deve ser passada uma camada de protetivo.
Espalhar uma pequena camada em toda a superfície e espalhar com guardanapo ou toalha de papel, depois retirar o excesso.
Sempre após tocar o instrumento deve ser limpo com uma flanela.
Nunca utilizar material abrasivo em sua limpeza pois pode remover a oxidação azulada/dourada que dá a proteção e acabamento ao aço.(recomendamos guardanapos de papel ou pano)
Não passe nada na parte interna do instrumento pois ele já vai com proteção.
Como protetivo pode-se utilizar Óleo Mineral (encontrado em farmácias) ou Vazelina.
Outros produtos que mostram grande eficiência porém custam um pouco mais caro e são mais difísseis de achar: WD40 Seco, Barricade Anticorrosivo e Jimo Eco Penetril 50.(esses são facilmente encontrados no Brasil)
Cuide de seu Pampeano como se fosse uma criança !