Cuidados

Afinação:

O Pampeano é um instrumento musical feito para ser tocado com as mãos de forma leve e NÃO devem ser usadas baquetas ou outras ferramentas.

Devem-se usar toques sutis com os dedos para tirar o melhor timbre do aço.

Quando for tocar em locais abertos ou que precise volume mais alto deve-se usar equipamento de som.

De maneira alguma seu Pampeano poderá cair ou levar pancada forte, isso poderá causar graves danos na estrutura e afinação do instrumento.

Se tocado da maneira indicada seu Pampeano não deve desafinar, porém se com o desgaste do tempo ele sair um pouco da afinação original, a reparação não tem custos, sendo apenas os fretes por conta do proprietário.

Ferrugem:

O Pampeano possui tratamento térmico que da mais dureza e resistência ao aço, porém alguns cuidados devem ser tomados para que não venha a enferrujar por se tratar de um instrumento de aço . O ferrugem é o maior inimigo dos fabricantes do mundo todo.

*Uma vez por semana deve ser passada uma camada de protetivo.

Burrifar em toda a superfície e espalhar com guardanapo ou toalha de papel e deixar até secar.

Sempre após tocar o instrumento deve ser limpo com Pano seco ou papel.

Ao guardá-lo, quando não for utilizar deixar fora do estojo ou com o estojo aberto pra evitar acúmulo de umidade.

Nunca utilizar material abrasivo em sua limpeza pois pode remover a oxidação azulada/dourada que dá a proteção e acabamento ao aço.(recomendamos guardanapos de papel ou pano)

Os protetivos que indicamos depois de vários testes são: WD40 Seco, Barricade Anticorrosivo e Jimo Eco Penetril 50.(esses são facilmente encontrados no Brasil)

Cuide de seu Pampeano como se fosse uma criança!